segunda-feira, 22 de outubro de 2012

sábado, 20 de outubro de 2012

Origem da Escola


Origem da escola


A Escola Estadual Professora Irene Garrido, surgiu a partir da professora Irene Garrido, que nasceu em Recife em 23/09/1902. Ela começou a estudar em Recife e terminou seus estudos em Maceió, onde cursou a escola normal e foi diplomada com distinção e louvor. Nomeada professora de primeira instância longo que se formou indo trabalhar na escola Apolônia, em Rio Largo. No ano seguinte, passou á se professora de segunda instância, sendo transferida para Maceió, indo trabalhar no grupo escolar Diegues Júnior, onde permanecer até á aposentadoria, atuando também como diretora nos últimos anos. Casou-se em 28/11/1927, com o professor e tenente da Marinha, Carlos de Miguel Garrido. Teve quatro filhos Mariza Garrido, Renato Garrido, Benedito Garrido e Irene Garrido Filho. A primeira filha formou-se em medicina, o segundo filho em arquitetura, o terceiro comerciante e a quarta em geografia.
Irene Garrido era de uma inteligência brilhante, não se limitava somente em dar aulas. Era também pesquisadora dinâmica e incomparável sempre á procura de conhecer mais para o êxito de sua missão como educadora. Foi a precursora do método de Montessori no jardim de infância do grupo escolar Diegues Júnior, sob a orientação da pedagoga Mercês Dantas. Sua capacidade de trabalho, junto a soma de conhecimento, levou-a ser distinguida como membro e secretária do conselho de ensino da Secretária da Educação dos anos de 1932 a 1942. Exerceu o cargo de fiscal dos cursos normais de Alagoas. Em 1933, indicada como inspetora técnica do Ensino Primário em Maceió. Nesse mesmo ano foi autorizada, pelo inspetor da Secretária de Educação Graciliano Ramos, a instalar o segundo turno de aula no grupo escolar que era destinada a criança carentes que recebiam cadernos, uniformes e merendas. No livro “ memórias” de Graciliano Ramos, ela é citada pela capacidade de trabalho, pelo carinho com as crianças. Ela morreu no Rio de Janeiro em 17/12/1976, aos 73 anos.
Em relação a apresentação da Escola Estadual Professora Irene Garrido, ela foi inaugurada a mais de 25 anos, através do decreto n° 6594 que dá denominação á mesma. Fica localizada no Conjunto Residencial José Dubeux Leão, em Maceió. A escola possuía 8 salas de aula, 1 sala de vídeo e demais dependências, atendendo ao Ensino Fundamental completo, como Educação de Jovens e Adultos, sendo ampliada com mais 6 salas, sendo 1 laboratório de informática e 5 salas de aulas, isto por meio do decreto de n° 37675 de 13.08.1998, que reconhece cursos e dá outras providências, para o aprimoramento dos projetos da escola.
Nos dias atuais a escola funciona com o Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano e com Ensino Médio do 1° ao 3° ano. Tendo em vista a grande demanda do Ensino Médio na área onde a escola localiza-se, a secretária Estadual de Educação transferiu o Ensino Infantil de 1° ao 5° e a Educação de Jovens e Adultos para a Escola Estadual Professora Rosalva Pereira Viana. Passando a educar somente a demanda de alunos das séries 6° ao 9° do ensino fundamental e 1° ao 3° do ensino médio.

Inicio do projeto

No dia 4 de Maio de2012, com a entrega do oficio, foi dado inicio ao trabalho feito na  Escola Estadual Professora Irene Garrida, que fica localizada no Conjunto Residencial José Dubeux Leão, em Maceió; para realização do projeto da disciplina de Introdução à Computação, ministrada pela professora Leide Jane de Sá Araújo, pelos alunos do 2º período do curso de licenciatura em Geografia (IGDEMA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL Campus A. C. Simões).
O projeto consiste na análise e observação das tecnologias no processo ensino-aprendizagem que a escola possui, analisando principalmente os laboratórios de informática, ou seja, toda a tecnologia presente na escola; com o objetivo de verificar os conhecimentos e a utilização das tecnologias pelos alunos e professores da escola Irene Garrido.

Visita a escola

O trabalho de pesquisa iniciou-se como a entrega do oficio, no dia 4 de Maio de 2012, para autorizar a execução do projeto na Escola Estadual Professora Irene Garrido.  O grupo da pesquisa foi bem recebido pelos membros do corpo discente, docente, e toda a direção e os integrantes do sistema administrativo. A escola conta com uma estrutura fica boa e estava melhorando, pois no dia da primeira visita a escola voltava as aulas, que estava suspensa pela reforma. No retorno das aulas a reforma não tinha concluído ainda, mas assim mesmo estava tendo aula.
Em relação aos aspectos de registro da escola no censo escolar é de n° 270.360.22, ela possui 13 salas de aulas;1 cozinha; 1 depósito para a merenda escolar; 1 sala de direção; 1 sala para a secretaria com anexo para os arquivos; 1 sala para a coordenação pedagógica; 1 sala de professores; 12 sanitários, sendo 6 feminino e 6 masculino; mais 4 banheiros, 2 de professores, 1 na sala da direção e o outro na cozinha; 1 pátio interno coberto; 1 pátio descoberto; 1 quadra poliesportiva coberta; mas é preciso de um refeitório, laboratório de ciências e um auditório.
A escola possui os seguintes equipamentos como TV, Videocassete, Fitas de vídeo, DVD, Retroprojetor, Computadores, Receptor de satélite, Projetor de slides e Câmera digital. Tem também outros programas onde a escola no momento não estava participando do projeto TVESCOLA, mas já tinha participado em algo momento.  Programa do Meio Ambiente, Espoquimica são projetos que a escola participa onde as pessoas envolvidas são tanto os professores como também os alunos. Em relação aos programas que a escola está atuando, ou seja, voltados para a informática, onde o laboratório de informática da escola conta com vinte seis CPUs, trinta e três monitores, interligados em redes locais e internet, um servidor (monitores 30` + um gabinete), além de quatro impressoras, um projetor de multimídia, um notebook, um datashow, um scanner e também softwares educacionais.
Os professores da escola a maioria sabem utilizar as tecnologia. Onde o trabalho pedagógico com as tecnologias é feitos de formas esporádicas dependendo da necessidade dos professores, e também do interesse dos alunos, e dependendo da disponibilidade dos equipamentos existentes na escola.  A tecnologia na escola vem sendo utilizada na inclusão digital dos alunos, desenvolvimento de projetos pedagógicos dos alunos, apoio nas atividades pedagógicos, integrado nas atividades pedagógicas, apoio no trabalho do professor e apoio no trabalho administrativo da gestão escola.